Como ser Oficial Dentista da Marinha

Imagem Banner - Como entrar na Marinha

Dentista da Marinha: o que é preciso para se tornar um?

Aqui, vamos te explicar o que você precisa fazer para se tornar um Dentista da Marinha. Primeiramente você precisa ser formado em um curso de graduação como dentista. A boa notícia é que a Marinha não cobra especialidade, pelo contrário, ela te oferece uma após a sua entrada.

A Marinha também exige que você tenha menos de 36 anos, seja brasileiro nato e esteja em dia com as obrigações militares; além de outros critérios que você pode encontrar na página 3 do Edital 2020.

 

Em que consiste o Concurso para ingressar como Dentista na Marinha?

O Concurso é constituído pela Seleção Inicial (SI), que por sua vez constará dos seguintes eventos: Prova Escrita Objetiva de Conhecimentos Profissionais (PO); Redação; e Eventos Complementares (EVC).

Os EVC são constituídos de: Verificação de Dados Biográficos (VDB); Inspeção de Saúde (IS); Teste de Aptidão Física de Ingresso (TAF-i); Avaliação Psicológica (AP); Verificação de Documentos (VD); e Prova de Títulos (PT) e por fim o Período de Adaptação (PA).

 

Como é a prova escrita para Dentista da Marinha?

A Prova Escrita Objetiva de Conhecimentos Profissionais (PO) e a redação terão duração de 4 (quatro) horas. A prova objetiva tem como propósito verificar a habilitação profissional do candidato e constará de 50 (cinquenta) questões de clínica geral.

Ela costuma ser a parte do concurso que mais elimina candidatos, então para evitar ser um dos eliminados confira o curso Odonto Marinha 2021.

 

Redação do Concurso de Dentista da Marinha

É comum acreditar que a Redação não conte tantos pontos para o resultado final da prova. Esse é um erro crasso! É de extrema importância demonstrar domínio da língua portuguesa e desenvoltura no texto. Serão avaliadas: Estrutura e conteúdo – até 50 (cinquenta) pontos; Coesão e coerência – até 30 (trinta) pontos; e Título e assunto – até 20 (vinte) pontos.

A redação deverá ter no mínimo 20 (vinte) linhas contínuas, considerando o recuo dos parágrafos, e no máximo 30 (trinta) linhas.

 

Eventos Complementares – Verificação de Dados Biográficos pela Marinha

A VDB terá como propósito verificar se o candidato preenche os requisitos de bons antecedentes de conduta para ingresso na Marinha. Essa etapa tem caráter eliminatório, mas dependendo do caso o candidato pode e deve entrar com recurso como consta no edital.

 

 

 

VEJA OS CURSOS para os CONCURSOS MAIS PROCURADOS DE ODONTOLOGIA

Imagem banner curso Odontologia Marinha 2021

Curso Odontologia
Marinha 2021

Turmas Presencial e Online

Imagem banner curso RM2 Temporário Marinha 2021

Curso RM2 Temporário Marinha

Turmas Presencial e Online

imagem banner Questões Temporário Marinha 2021

Questões Temporário Marinha 2021

Turmas Presencial e Online

Inspeção de Saúde para Dentista da Marinha

A IS, que terá caráter eliminatório, é a perícia médica de para a seleção inicial que visa verificar se os candidatos preenchem os critérios e padrões médicos de aptidão para a Carreira Militar na MB. A IS será realizada nas áreas das Organizações Responsáveis pela Supervisão Regional (ORSR), que correspondem aos Comandos dos Distritos Navais de acordo com exames e procedimentos médicos-periciais específicos.

 

 

Teste de Aptidão Física de Ingresso dos Dentistas da Marinha

O TAF-i, de caráter eliminatório, tem como propósito aferir se a aptidão física do candidato preenche os padrões físicos exigidos para a carreira da MB e será constituído de natação e corrida.

 

O candidato deverá nadar o percurso de 25 (vinte e cinco) metros no tempo máximo de 50 (cinquenta) segundos para o sexo masculino e 1 (um) minuto para o sexo feminino.

 

O candidato deverá correr o percurso de 2.400 (dois mil e quatrocentos) metros no tempo máximo de 16 (dezesseis) minutos para o sexo masculino e 17 (dezessete) minutos para o sexo feminino.

 

 

Prova de Títulos para Dentista da Marinha

Nesse estágio, os candidatos poderão apresentar certificados que irão somar pontos à sua classificação. Especialidades, artigos e MBAs são exemplos de títulos aceitos pela Marinha e que irão com toda certeza ajudar você a se classificar para a próxima etapa. Lembrando que a soma máxima que o candidato pode acumular é de 100 pontos.

 

 

Verificação de Documentos pela Marinha

Nessa etapa, a Marinha exige uma série de documentos com cópia autenticada ou simples dos mesmos, estes acompanhados dos originais. As cópias deverão ser entregues encadernadas, com as páginas numeradas e rubricadas pelo candidato, além de uma relação de todos os documentos apresentados, sendo de inteira responsabilidade do candidato a entrega correta ou não.

 

Você pode conferir a lista completa na página 21 do edital.

 

 

Avaliação Psicológica do Concurso de Dentista da Marinha

A Avaliação Psicológica tem como propósito avaliar os candidatos mediante o emprego de procedimentos científicos destinados a aferir a compatibilidade das características psicológicas do candidato com a carreira militar. Todos os testes utilizados na AP são aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia e avaliará os seguintes aspectos:

 

a) Intelectivo – destinado à verificação das aptidões gerais e/ou específicas dos candidatos em relação às exigências da atividade pretendida. Requisitos a serem avaliados: expressão escrita, inteligência, rapidez e atenção concentrada; 

 

b) Personalógico – destinado à verificação das características de personalidade e das características motivacionais do candidato em relação às exigências da atividade pretendida. Requisitos a serem avaliados: liderança, adaptabilidade, controle emocional, capacidade de tomar decisões, disciplina, capacidade de trabalhar em equipe, responsabilidade, motivação, resistência à frustração e capacidade de planejamento.

 

 

Resultado da Seleção Inicial da Marinha

Após a realização de todos os EVC, será divulgado o Resultado da Seleção Inicial (SI) do Concurso Público, na página da Marinha na Internet.

O resultado constará da relação dos candidatos classificados dentro do número de vagas previstas (candidatos titulares) e dos candidatos reservas, por especialidade e pela ordem decrescente das médias.

 

 

Período de Adaptação

É importante ressaltar que essa etapa ainda possui caráter eliminatório. Apenas porque o candidato foi convocado para o PA, não quer dizer que ele seja um membro oficial da Marinha ainda.

 

O PA é etapa não curricular do Concurso, durante a qual os candidatos se concentram no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW), são incorporados à Força, e, a fim de que possam verificar, na prática, sua adaptação e seu interesse pela carreira, recebem instruções iniciais sobre a doutrina militar e sobre o Curso e são submetidos a atividades compatíveis com a rotina militar, razão pela qual devem manter a higidez física exigida para o Curso de Formação.

 

 

Conclusão

Agora que você já sabe tudo que precisa sobre o Concurso Público da Marinha do Brasil, é hora de se preparar. No MCA Concursos nós te damos as ferramentas necessárias para que você possa enfrentar essa batalha com confiança.

 

No fim das contas, tenha em mente que cabe a você ser aprovado, e a mais ninguém.

 

Boa sorte, candidato!

 

Aproveite essa oportunidade:

Disponibilizamos Algumas Aulas Grátis para você

O módulo que enviaremos contempla alguns vídeos de aulas variadas do curso ODONTO MARINHA, com as respectivas apostilas em pdf (Não é um curso completo).  Com isso você poderá testar a nossa plataforma e conhecer melhor nosso curso e metodologia.

 

Preencha o formulário e receba um link com algumas aulas grátis como degustação.

Atenção: Após assistir aos vídeos, lembre-se de solicitar ao nosso atendimento seu CUPOM DE DESCONTO de 5% na sua primeira compra no MCA concursos (Ganhe mais 5% para pagamento à vista):