Blog

Sem categoria

5 dicas para aproveita o Dia do Consumidor

Dia Mundial do Consumidor é comemorado anualmente em 15 de março.

O Dia do Consumidor foi criado para proteger e lembrar sempre dos direitos do consumidor, não apenas entre as pessoas que consomem, mas que também as empresas e lojas lembrem do compromisso de respeitar todas as leis que protegem os seus consumidores.

Como consumidor se considera todo aquele a quem sejam fornecidos bens, prestados serviços ou transmitidos quaisquer direitos, destinados a uso não profissional, por empresas ou pessoas que exerçam com caráter profissional uma atividade econômica que vise a obtenção de benefícios.

Separamos 5 dias para você aproveitar melhor as ofertas desse dia e evitar dores de cabeça na hora da compra de produtos ou contratação de serviços.

1 – Faça uma pesquisa antes de ir às compras

Pesquise no seu buscador de preferência e também no site do Procon e no Reclame Aqui, produtos de qualidade geralmente tem menos reclamações e a pesquisa pode te assegurar disso.

2- Exija detalhamento nos orçamentos

Quando for adquirir um serviço, peça um orçamento detalhado com preços de peças, produtos e mão de obra, além do prazo de validade. Caso a validade do orçamento não esteja no documento, o padrão é o prazo de 10 dias. “Dentro do prazo, qualquer cobrança adicional tem de ser conversada com o cliente.”

3- Sempre que precisar, reclame

Ficar frustrado, prometer nunca mais utilizar o serviço daquele estabelecimento e cruzar os braços não resolve nada. Outras pessoas, como você, podem estar enfrentando dificuldades semelhantes. Sua reclamação pode ajudar a criar alguma medida normativa, que precise de legislação específica, ou até retirar alguns produtos do mercado, então reclame!

4- Vá além das redes sociais

As redes sociais tem sido uma mão na roda, já que, expostas publicamente, as empresas acabam muito mais empenhadas em resolver o seu problema. No entanto, um post no Facebook ou no Twitter “têm pouca eficiência para a coletividade”. Com isso, o Serviço de Atendimento ao Consumidor, Ouvidorias, órgãos e entidades de defesa do consumidor devem ser notificados quando você se sentir desrespeitado.

5- Tente resolver tudo amigável e formalmente

Procure evitar as situações em que o nervoso toma conta – o estresse não vale a pena e dificulta a solução do problema. Procure fazer todos seus contatos com a empresa por escrito e anote todos os protocolos.

Agora que você já aproveitou essas dicas, aproveite as ofertas do dia do consumidor com consciência. Boas compras!