A EsSEx, Escola de Saúde do Exército, é um Estabelecimento de Ensino de formação de grau superior, da Linha de Ensino Militar de Saúde, diretamente subordinado à Diretoria de Educação Superior Militar (DESMil) e tem como missão:

-Formar oficiais do quadro de Médicos, Farmacêuticos e Dentistas do Serviço de Saúde, e Oficiais Enfermeiros e Veterinários do QCO para o serviço ativo do Exército;

-Coordenar os cursos de Pós-Graduação dos Oficiais do Serviço de Saúde, QCO de Enfermagem, Veterinário, Psicologia da Saúde, Subtenentes e Sargentos de Saúde (PROCAP-Sau);

-Contribuir para o desenvolvimento da doutrina militar na área de sua competência;

-Realizar pesquisas na área de sua competência, inclusive, se necessário, com a participação de instituições congêneres;

-Ministrar estágios sobre assuntos peculiares à EsSEx; e

-Realizar concursos para ingresso na Linha de Ensino Militar de Saúde.

A seleção é feita anualmente, por meio de um concurso de admissão de âmbito nacional, no qual são oferecidas cerca de 130 vagas para ambos os sexos.

Algumas condições para inscrição:

– ser brasileiro nato, de ambos os sexos;

– a idade máxima será de 32 (trinta e dois) anos para médicos sem especialidade, farmacêuticos e dentistas, e de 34 (trinta e quatro) anos para médicos especialistas, completados até 31 de dezembro do ano da matrícula;

– possuir carteira de identidade civil ou militar;

– possuir comprovante de inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF);

As inscrições para o processo seletivo acontecem anualmente, geralmente nos meses de junho ou julho, e são feitas pela internet por intermédio do sítio: www.essex.eb.mil.br.

O Processo Seletivo é composto por exame intelectual, inspeção de saúde, exame de aptidão física, avaliação psicológica, e comprovação de requisitos biográficos.

As provas do exame intelectual geralmente ocorrem em setembro ou outubro, e os candidatos aprovados no exame intelectual são convocados para se apresentar nas OMSE, em data prevista no Calendário Anual do Concurso de Admissão, a fim de submeterem-se à Inspeção de Saúde e Exame de Aptidão Física.

O candidato apto em Inspeção de Saúde e Exame de Aptidão Física será convocado, em data prevista no Calendário Anual do Concurso de Admissão, para realizar o Exame Psicológico, a cargo do CPAEx, e para a comprovação dos requisitos biográficos, na EsSEx.

Em caso de aprovação em todas as etapas da seleção, o candidato é matriculado e passa a ser militar da ativa do Exército Brasileiro, na condição de 1º Tenente-Aluno da EsSEx. Se concluir o curso com aproveitamento, será nomeado Oficial do Exército Brasileiro, no posto de 1º Tenente do Serviço de Saúde.

VEJA OS CURSOS COM EDITAL ABERTO

Odontologia EsSEx 2020
Turmas Presencial e Online

Odontologia EsSEx 2020
Turmas Presencial e Online

Odontologia EsSEx 2020
Turmas Presencial e Online