Entrevista aluna Evelyn Piovesan

Entrevista com aluna aprovada no EXERCÍTO Evelyn Piovesan

1. Como você descreveria sua jornada de preparação para o concurso público?
Minha jornada iniciou no último período da faculdade, quando tomei conhecimento de quais concursos poderia concorrer. Entretanto, meus estudos foram somente pautados no conteúdo visto durante a graduação, sem leitura dos editais. Com os anos de tentativas fracassadas, compreendi que precisava de uma preparação mais específica, focada na bibliografia de cada edital e selecionei quais concursos me atenderiam mais, que na época foram os da Aeronáutica e do Exército Brasileiro. Conversando com outros colegas que obtiveram êxito, surgiu a indicação do MCA Concursos, o qual prontamente me inscrevi nos módulos direcionados e obtive um conteúdo focado para as provas. Na época, não havia o módulo para a minha especialidade e a minha preparação consistiu na leitura dos livros da bibliografia indo até a Biblioteca do CRO-RJ.


2. Quais foram os principais recursos que você utilizou durante seus estudos?
Utilizei muito as apostilas do MCA Concursos para a parte de Odontologia Geral do Exército Brasileiro, pois não havia tempo hábil para me aprofundar em cada livro em questão. E para a parte específica os meus resumos dos livros lidos na Biblioteca do CRO-RJ.


3. Como você lidou com os momentos de desmotivação durante a preparação?
Como eu tentei o concurso por 6 anos, passei por muitos períodos de desmotivação, inclusive quando não abria vaga para a minha especialidade e por, muitas vezes, ser uma única vaga, mas é necessário viver um dia de cada vez, aceitar que a desmotivação faz parte do processo e buscar o estímulo necessário para continuar pesistindo. Cada pessoa possui um objetivo, um sonho e seu foco. Importante sempre lembrar do porquê de tanta dedicação e abnegação, visando um objetivo maior.


4. Qual foi o papel da sua família e amigos nessa jornada de preparação?
A minha mãe foi um pilar muito importante na minha jornada, enquanto eu usava todo meu tempo livre para estudar, ela ajudou cuidando de todas as tarefas domésticas necessárias, incentivando meus estudos e compreendendo os meus dias difíceis.


5. Qual foi o papel do MCA Concursos na sua jornada de preparação? Como você se preparou para a parte prática ou específica do concurso?
Utilizei muito as apostilas do MCA Concursos para a parte de Odontologia Geral do Exército Brasileiro, pois não havia tempo hábil para me aprofundar em cada livro em questão. E para a parte específica os meus resumos dos livros lidos na Biblioteca do CRO-RJ. Para a parte prática, no meu caso, foi somente o preparo físico, então eu fazia um treinamento focado nos objetivos de corrida, flexão e abdominal.


6. Quais foram as maiores dificuldades que você encontrou durante as provas?
Acredito que tenha sido a falta de preparo para executar as provas teóricas. Para as etapas e prazos do concurso é fundamental estar sempre consultando o edital.


7. Quais estratégias você adotou para manter o foco e a concentração durante os estudos?
Eu tinha um cronograma de estudos com base nos meus tempos livres, pois não deixei de trabalhar enquanto me preparava para o concurso. Depois, quando tirei 15 dias de férias antes da prova, eu usei todo meu tempo para estudar os conteúdos, dividindo sempre em geral e específica durante o dia. Durante o período de estudo priorizei não usar o celular e a cada hora eu fazia pausas de 10 minutos onde verificava se havia algo urgente a ser respondido. Sempre preferi estudar falando ou escrevendo, o que ajuda a manter o foco no conteúdo.


8. Como você se sentiu ao saber que foi aprovado no concurso?
Quando saiu a aprovação na prova escrita eu comecei a receber “parabéns” de vários colegas e não entendi nada, pois tinha esquecido completamente que era o dia que ia sair o resultado. Depois que a ficha caiu, fui entrar no site para ver e nem procurei meu nome, de tão nervosa, fui rolando todas as páginas do arquivo até chegar na minha especialidade e conseguir ler meu nome como aprovada. Eu li diversas vezes meu nome e não conseguia acreditar que era verdade. A completa aceitação de que realmente eu estava aprovada no concurso do Exército Brasileiro só ocorreu na cerimônia de Entrada dos Portões na Escola de Saúde.


9. Quais foram os momentos mais marcantes para você durante todo o processo de preparação?
Dois momentos se destacaram muito pra mim: um que ficou registrado pela minha mãe por foto, onde eu estava estudando na praia, pois ela tinha insistido muito pra eu ir. E o outro foi após a aprovação, quando eu refiz o caminho para ir ṕara o CRO-RJ, entregar a minha documentação no conselho e lembrei de todos os dias indo até lá para estudar na biblioteca e de toda jornada para a aprovação.


10. Que conselhos você daria para aqueles que estão começando a se preparar para concursos públicos?
O principal conselho que eu posso dar é: o edital é seu melhor amigo! Não adianta querer estudar os conteúdos com base no que aprendeu na faculdade, eu aprendi muitas coisas novas ao pegar os livros da bibliografia. Além disso, a aprovação não é somente a prova escrita, esse é o primeiro e mais importante passo, mas cada concurso tem sua especificidade, então tem que estar preparado para tudo, pois cada etapa reprova. Importante também se atentar aos horários e sempre chegar com antecedência, imprevistos acontecem e eu quase perdi a prova prática da Aeronáutica porque o ônibus quebrou. E, por último, a preparação tem que ser intelectual, emocional e física, pois nada adianta estudar muito e ficar tão nervoso na hora da prova que acaba esquecendo o conteúdo ou duvidando de si mesmo, ou ter uma dor de barriga que te consome um tempo importantíssimo para a prova. Recomendo que façam as provas anteriores, não só para se familiarizar com a forma que o conteúdo é cobrado, o que direciona os estudos, mas também para calcular seu tempo de prova.

PERGUNTA FINAL:

O que representa para você fazer parte da Galeria dos Campeões do MCA Concursos?
Estar na Galeria dos Campeões do MCA Concursos é gratificante, não somente pelo reconhecimento da equipe que fez parte da minha jornada e preparação, mas também por servir de inspiração para os próximos concurseiros que desejam servir nas Forças Armadas.

Parabéns, Evelyn Piovesan, por sua incrível jornada até a aprovação no concurso para Oficiais Dentistas do Exército! Sua dedicação e perseverança são verdadeiras inspirações para todos nós. Continue brilhando e conquistando seus sonhos!